Terminamos mais um trabalho no âmbito do projeto Erasmus+ My Story, na qual colaboramos com a disciplina de Português.
Depois de conhecer o Kamishibai, recebemos na nossa biblioteca novamente as turmas de 5ºano para a leitura e exploração da história "A princesa que queria ser rei" (de Sara Monteiro).
Antes de iniciar a leitura, todos os alunos tiveram algum tempo para refletir sobre "como são os príncipes e as princesas das histórias tradicionais?", "como se veste?", "como se comportam?" e observar alguns quadros de príncipes/princesas de outros tempos históricos.
Depois partimos para o trabalho de leitura expressiva e de interpretação de um texto rico que nos dá muitas pistas sobre as caraterísticas dos géneros: feminino e masculino.
Ou será que elas existem verdadeiramente?
E tudo começa como uma qualquer história tradicional:
"Era uma vez..." ...uma princesa muito forte e atlética, de longos cabelos escuros e muito peluda. Diziam que era feia e chamavam-lhe Princesa Cavalona, o que a entristecia pois na verdade era bondosa e cheia de qualidades, mas não conseguia fazer muitos amigos por causa do seu aspecto e beleza diferentes.
A leitura desta história permitiu refletir sobre a igualdade de género e sobre algumas "ideias" sobre as "novas princesas". Para encerrar esta atividade, os alunos desenvolveram ainda uma sessão de debate "Pros e Contras" sobre o tema o que enriqueceu ainda mais o trabalho desenvolvido.
O próximo passo: a atividade de adaptação desta história para apresentação no teatro Kamishibai. Encontro marcado na disciplina de CAL.