A Sofia e a Magui são amigas, brincam no mesmo parque e andam na mesma escola. Mas, enquanto o frigorífico da casa da Sofia está cheio, o da casa da Magui está vazio - completamente vazio. A Sofia descobre que a família da Magui não tem dinheiro, e que é por esse motivo que tem o frigorífico tão vazio.
Esta história aborda temas bem atuais, como a pobreza com extrema sensibilidade e mostra como a força da amizade pode ajudar a superar os momentos mais difíceis.
Depois da leitura da história “O frigorífico da Magui”, refletimos sobre os Direitos da Criança, construímos a "Caixa de Direitos" para lembrar esses direitos (às vezes tão esquecidos) e apelamos à participação de todas as crianças na campanha de solidariedade "Nós as crianças... vamos partilhar para ajudar!". A doação de um brinquedo, de alimentos ou de uma peça de roupa pode fazer toda a diferença.
No dia 1 de Junho —Dia da Criança entregamos todos os bens resultantes da campanha à ADA—Associação para o Desenvolvimento e Defesa do Ambiente de Portel, que os fará chegar às crianças que precisam de dias mais felizes.